Concórdia com mais cor!

Arte nos muros do Estádio Municipal transformaram o local em um dos principais pontos turísticos da cidade

Os muros do Estádio Domingos Machado de Lima antes apagados e se cor, se tornaram ponto de referência para belas fotos!

Com ilustrações feitas em grafite, o projeto “Cultura em Movimento” faz parte da ação “Revitalizando Espaços Públicos com Arte”. O tema proposto para o projeto foi “cultura e esporte”, e a iniciativa foi do centro de cultura da cidade.

De livre interpretação, o projeto artístico mostra diferentes momentos da colonização regional, personagens, mitos e lendas. As ilustrações retratam parte da gastronomia, artesanato, festas e tradições. Além de destacar a importância do esporte através de pinturas de diferentes modalidades esportivas, reforçando a sua importância na inclusão social, qualidade de vida e bem estar.

Diversas pessoas ajudaram a desenvolver este projeto utilizando um senso de coletividade com a comunidade que se disponibilizou a ajudar e transformar o local com cor e arte. Até mesmo quem nunca teve contato com arte, ajudou no projeto. Foram semanas de pesquisas históricas, e a busca por informações com especialistas da área. A cartunista Simone Talin foi a mentora do projeto.

Sobre a autora

Com uma longa carreira nas artes, a cartunista já atuou em diversos jornais como quadrinista e colunista, e atualmente, é Professora de Cartum da Fundação Municipal de Cultura de Concórdia. Simone atua também no desenvolvimento de painéis urbanos em grafite, é membro da Comissão Curadora da Galeria de Artes, e faz parte do Conselho Estadual de Cultura.

Em conversa, a autora relata: “ Este foi sem dúvidas o maior projeto que já realizei aqui. Foram muitos dias de trabalho duro. Não foi fácil. Tive ajuda de muitas pessoas, cidadãos comuns que queriam viver essa experiência. Era justamente o que queríamos, que a comunidade se envolvesse, colaborasse, criasse junto com a gente. Foi uma obra realizada com muitas mãos e eu guiei essas mãos.” Simone complementa: “Eu passo por lá todos os dias, e todos os dias eu me pergunto como fui capaz. E a resposta está na colaboração de muitos. Pessoas comuns, que amam essa cidade tanto quanto eu. E que querem vê- la mais linda, mais feliz.”

Projetos como esse merecem maior espaço nos centros urbanos. Além da manutenção de espaços públicos com arte em grafite, há também a valorização do artista.

Veja abaixo algumas fotos da arte feita nos muros do estádio municipal de Concórdia.

{"autoplay":"true","autoplay_speed":3000,"speed":300,"arrows":"true","dots":"true"}

 

image_pdfimage_print

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *