Galeria 5a Avenida: o lar dos Brechós em Buenos Aires

Galeria 5a Avenida: o lar dos Brechós em Buenos Aires

O espaço possui uma grande variedade de itens novos e vintage

Em função de trabalho e estudos, de tempos em tempos é necessário dar aquela atualizada no guarda-roupa.  Mas nem sempre sobra dinheiro para poder investir em novas peças, e é nessas horas que os Brechós mostram a sua importância!

Nada de pensar que comprar em brechós é algo brega! São muitos os benefícios de comprar roupas usadas.  Não sou especialista em moda, mas como uma amante pelas lojas de segunda mão, posso reconhecer que o mundo da moda já foi conquistado pelos brechós e bazares. E vale ressaltar que o meio ambiente agradece por aderir essa ideia!

 

    • Vale ressaltar que nem sempre há somente itens usados. É normal encontrar itens novos ainda com a etiqueta. Foto: Jessica Edel

 

Origem 

Ao que tudo indica, os brechós tiveram origem na Europa no século 19 com os mercados de pulgas e feirinhas ao ar livre onde vendiam de tudo e as peças eram usadas.  No Brasil, a ideia surgiu no Rio de Janeiro também no mesmo século. Na época um homem chamado Belchior iniciou o trabalho com uma loja de artigos usados, a qual era chamada de Loja do Belchior. Com o tempo, o nome foi sofrendo alterações e passou a ser chamado de Brechó.  

Brechós são lojas especializadas em vender itens usados, em alguns casos vendem além de roupas e calçados, itens para a casa, e até brinquedos. Existem brechós comerciais e brechós beneficentes, esta ultima opção costuma ser mais barata, e você ainda ajuda uma causa nobre.

Hoje há uma  maior valorização de brechós, e nos últimos anos se popularizaram os brechós online. Comprar em brechó virou moda, os preços aumentaram e peças categorizadas como vintage estão no ápice dos valores. Há quem esteja realmente lucrando com venda de peças de segunda mão. 

Eu (Jessica), como amante de brechós e bazares, sempre que viajo para algum lugar eu pesquiso antes para ver se há algum brechó interessante. As vezes posso investir na minha outra paixão: antiguidades. Muitos brechós e bazares possuem itens antigos para comercialização e em diversas vezes vale a pena. 

Na minha viagem à Argentina, tive a oportunidade de conhecer alguns brechós em Buenos Aires. A 5ta Galeria é uma galeria de brechós que está localizada na movimentada Avenida Santa Fe no centro de Buenos Aires. O local é conhecido por oferecer feiras americanas, como são conhecidos os lugares onde vendem de tudo, muito mais que roupas e calçados! Lá na Galeria você vai encontrar: Brinquedos, itens de decoração, bolsas, mochilas e antiguidades em geral. 

Lugar ideal para quem ama o estilo vintage, também é cenário para belas fotos. Foto: Jessica Edel

 Abaixo irei citar alguns pontos que chamaram a minha atenção ao visitar a galeria:

    • Em algumas lojas eles colocam itens apenas para chamar a atenção – Na minha experiência, eu pude perceber que os comerciantes colocam alguns itens em melhores condições e quando fui verificar o valor, o vendedor disse que não estava a venda;
    • Você encontra itens de R$2,00 a mais de R$300. Neste caso, itens de luxo costumam ter um valor maior;
    • Os horários são um pouco complicados! Em sua grande maioria as lojas abrem a partir do meio-dia, e em outros casos você tem que adivinhar que horas a loja abre (quando abre);
    • Não se assuste com a falta de educação de alguns comerciantes, tive experiências (várias) em que parecia que eles estavam me fazendo um favor, então tive que ouvir reclamações ou aquela cara de poucos amigos.

Minha experiência na Argentina foi de amor e ódio. Mas vale a pena ignorar este problema da falta de educação de algumas pessoas, apenas não leve para o lado pessoal. Desta vez não tive muita sorte, pois todas as lojas que tinha algo que eu queria comprar estavam fechadas, até esperei algumas horas, mas sem sucesso. E para não dizer que não comprei nada, voltei pra casa com um cachecol a lá escocesa e um simpático Snoopy (que não custaram nem 10 reais)!

Como sou apaixonada pelo Snoopy, tive que trazer uma lembrancinha que me custou quase três reais. rsrs
Aparentemente não fui a única que gostou do cachecol. A Bella decidiu que quer pra ela!

Por mais que eu não tenha tido muita sorte, se você gosta de itens de segunda mão, vale a pena ir na 5a Galeria. Garanto que conseguirá garimpar muita coisa legal por lá. De uma coisa eu tenho certeza: certamente quando retornar a Buenos Aires passarei por lá novamente.

E se você der sorte de encontrar todas as lojas abertas, vá com tempo e pesquise com calma em cada uma, pois os valores costumam variar bastante de uma loja para outra. Foto: Jessica Edel

Então, se você tinha algum preconceito antes de ler essa matéria, espero que tenha aberto  a sua mente. Devemos parar e refletir mais sobre o que consumimos, e quais os impactos deste consumo. O meio ambiente está sendo cada vez mais prejudicado pelos impactos industriais e cabe a nós, pensar em formas para reduzir os impactos à natureza. 

São mais de 30 lojas, então vá com tempo e sem pressa. Foto: Jessica Edel

A reutilização e a reciclagem são atitudes simples e de grande importância para o planeta. Espero que entendam que o objetivo desta matéria é falar sobre opções acessíveis e que de fato não causam grandes impactos ao meio ambiente, tendo em vista que essas roupas que um dia iriam para o lixo, hoje são comercializadas por um valor mais baixo e você pode se vestir bem gastando pouco. Vida longa aos brechós!

 

image_pdfimage_print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo
error: Content is protected !!