Salto Saudades: Mini Cataratas do Iguaçu no oeste catarinense | Notas de Viagem

Salto Saudades: Mini Cataratas do Iguaçu no oeste catarinense

Salto Saudades: Mini Cataratas do Iguaçu no oeste catarinense

Localizado em Quilombo, o local conta com pelo menos, sete quedas d´água

Era tarde de sexta-feira, e começou a reflexão de como seria o final de semana. Confesso que ficar trancada em um apartamento no final de semana não seria uma alternativa, então, comecei a pesquisar sobre lugares interessantes para conhecer nos arredores de Chapecó – SC, onde resido atualmente. 

A ideia era sair por aí e testar novos métodos de fotografar. Quilombo me pareceu uma ideia interessante, tendo em vista que em um trabalho anterior, eu já havia pesquisado e escrito a respeito dos atrativos locais.  

Eu não queria ir muito longe, gostaria de ir a um local bonito, tranquilo e em meio a natureza, onde não haveria a presença de outras pessoas. O município de Quilombo, com pouco mais de 9 mil habitantes (IBGE 2020), tem o que eu estava procurando: o Salto Saudades. E o melhor? fica a cerca de 70 km de Chapecó. Com o preço da gasolina, o meu bolso agradece (risos).

Salto Saudades


É impossível não se encantar ao chegar no local. O atrativo natural é composto por pelo menos sete quedas d’água, formadas pelo rio Chapecó ao longo dos anos. O local que até pouco tempo era selvagem e com acesso dificultado, hoje conta com uma passarela sobre o rio e tem entrada gratuita. Porém, ainda não está com a infraestrutura finalizada, pois, além da passarela, serão construídos banheiros e estacionamentos, para que dessa forma, os visitantes tenham à disposição um local organizado e que possa atender a demanda de turistas, que chegam de diversas regiões até ali. 

 

Acredito que por ser a nossa primeira visita ao local, a sensação era que nunca iríamos chegar (ansiedade é a palavra correta), embora boa parte do trajeto seja de asfalto, por cerca de 14 km andamos em estrada de chão. Está em boas condições, somente em alguns pontos específicos que tem algumas pedras expostas e o espaço estreito, fora isso, tudo certo. A melhor parte é que, por ser no meio rural, é possível se deslumbrar com as paisagens interioranas.

Para mais informações acesse o Portal de turismo da Prefeitura de Quilombo ou entre em contato através dos canais:
Telefone: 49 3346-3242
E-mail: turismo@quilombo.sc.gov.br

 

image_pdfimage_print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo
error: Content is protected !!