blog

Cachoeira em Descanso (SC): um lugar único no Extremo Oeste catarinense


Queda-d'água está localizada na Linha Cachoeirinha, em uma propriedade particular

Em pleno inverno, em um final de semana com muito sol e calor, decidi viajar até o Extremo Oeste de Santa Catarina para conhecer uma cachoeira linda, localizada em Descanso (SC). Não encontrei muitas informações sobre o local, o máximo, foram comentários de usuários no Google informando que se trata de uma propriedade privada, porém, que a passagem é permitida, sem custo. 

A cachoeira fica a uma distância de aproximadamente 8 quilômetros do centro de Descanso. Boa parte do trajeto é por estrada de terra, que por sorte, estava em boas condições no mês de julho de 2024. Por conta disso, a viagem foi bem tranquila (por incrível que pareça, foi melhor andar pelo interior do que pela BR-282, levando em consideração as condições da rodovia). 

Ao chegar na entrada do local, o susto: um portão fechado, impedindo a passagem para chegar até a cachoeira. 

Retornamos alguns metros em uma residência próxima que nos informaram que a propriedade, apesar de ser particular, tem entrada permitida, porém, o trajeto, com cerca de 1 km, deveria ser feito a pé. A estrada até a cachoeira é toda em calçamento, um caminho bem tranquilo de fazer.
Quando você ver a casa abaixo, já vai estar chegando na cachoeira. 

Ao analisar essa situação, muito bom ter o portão no acesso. Pois se fosse aberto, muitas pessoas entrariam com veículos transportando bebidas alcoólicas, e além de algazarras, com certeza haveria muito lixo no local. 

Toda a propriedade é particular. É necessário que os visitantes respeitem o espaço, não levem lixo e contemplem a natureza. Apenas aproveitem a oportunidade de estar em um lugar tão bonito e pacifico. 


Enfim na cachoeira 

Esse foi um dos lugares mais bonitos onde já estive. Uma beleza natural sem comparação.

Logo na chegada há uma pinguela de acesso. A parte baixa da cachoeira pode ser acessada por duas escadas (uma delas extremamente íngreme), é necessário cautela ao acessar. É importante frisar que, por ser uma propriedade particular, e não um atrativo turístico, o visitante vai estar ali por sua conta e risco. 

Sei que parece grosseria falar dessa forma, porém, ninguém será responsabilizado em caso de eventual acidente. Por isso, tenha cautela e seja responsável. 

Na imagem acima é possível ver uma das escadas de acesso à parte baixa da cachoeira. Pode não parecer na imagem, porém, é extremamente íngreme. Tive vertigem e respirei bem fundo antes de descer ali (hahaha). Quando estava lá embaixo, vi que há outra escadaria mais ao fundo sem tanta inclinação. 

Muitas pessoas, ao verem essa cabana, se apaixonaram e pensaram; "Será que está disponível para aluguel?" "Queria tanto viver essa experiência!". Eu sei, pois pensei o mesmo hahaha. Porém, não, trata-se de uma propriedade particular, sem fins turísticos comerciais. Então, ficaremos apenas na vontade. 


Espaço para contemplar e respeitar 

Há uma pequena ponte para acessar a parte de cima da cachoeira, onde é possível se banhar durante o auge do calor. Lembram que anteriormente eu falei de cautela? Nada de se arriscar para tirar "aquela selfie". Sei que muitos visitantes vão até a beira da cachoeira para se arriscar e tirar aquela foto "instagramável". Leve isso com você: nenhuma foto vale sua vida! 

 

Galeria de Imagens

*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com

img
Jessica Edel

Com início no meio jornalístico antes mesmo de iniciar a graduação, já passei por veículos de rádio, televisão, web, inclusive com breve colaboração ao Uol.
Após ter a oportunidade de trabalhar em diferentes meios, decidi me dedicar ao que mais me cativa: o jornalismo de Turismo.
Aqui no Notas de Viagem exponho minhas experiências em diferentes destinos pelo Sul do país.