blog

Florada dos ipês colore ruas de Chapecó

Avenida se transforma com o desabrochar dos ipês-rosas

Quem não gosta de um ambiente colorido e marcado pelas cores vibrantes da primavera?

A estação das flores ainda não chegou oficialmente, mas algumas espécies estão no auge de sua floração, esse é o caso dos ipês. 

Em tupi, ipê significa árvore de casca grossa. A espécie é nativa do Brasil e, na minha opinião, uma das mais bonitas. A sua floração é uma das mais esperadas do ano, pois quando ganha cor, transforma paisagens em belos jardins, enaltecendo a sua beleza singular. Mas, mesmo faltando menos de um mês para a chegada da primavera, as diferentes espécies de ipês se tornam protagonistas em meio a um ambiente que ainda se recupera do inverno. 

De tronco levemente torto, com ramos grossos e irregulares, o ipê-rosa pode atingir até 30 metros de altura. Estudos mostram que a árvore tem boa tolerância à poluição urbana, e por esse motivo, foi escolhida por diversas cidades brasileiras para projetos de urbanização. A espécie tem flores na cor branca, amarela, rosa,lilás e verde (flor levemente esverdeada). Tão bela e majestosa, o ipê é a árvore ornamental mais plantada no Brasil.

Ipê-amarelo é a árvore mais cultivada da espécie no Brasil, sendo inclusive, utilizada em reflorestamentos. Foto: Jessica Edel

Chapecó ganha cor

Em Chapecó, na capital do Oeste, a paisagem se transforma com a florada dos ipês. Os canteiros centrais na Avenida Nereu Ramos (no bairro Universitário) se transformam em um corredor de flores cor-de-rosa que colorem o ambiente, fazendo rente ao chão, um tapete floral que segue ao longo da avenida como uma passarela de cores vibrantes. 

É um atrativo turístico que fascina moradores e visitantes da região que chegam até ali para tirar belas fotografias em meio ao ambiente colorido. Enquanto que, na Avenida Nereu Ramos o ipê-rosa é destaque no cenário, em diferentes bairros de Chapecó é possível ver que ipês-amarelos também compõe o cenário urbano, contrastando com a monotonia da cidade. 

Então, bora aproveitar para fazer muitas fotos legais? Veja abaixo alguns registros desse espetáculo da natureza.

Galeria de Imagens

*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com

img
Jessica Edel

Com início no meio jornalístico antes mesmo de iniciar a graduação, já passei por veículos de rádio, televisão, web, inclusive com breve colaboração ao Uol.
Após ter a oportunidade de trabalhar em diferentes meios, decidi me dedicar ao que mais me cativa: o jornalismo de Turismo.
Aqui no Notas de Viagem exponho de uma forma literária minhas experiências em diferentes destinos pelo Sul do país.