blog Foto: Jessica Edel/Notas de Viagem

Conheça a Igreja São Rafael da Linha Ipê Popi, em Itapiranga (SC)


A construção é uma das maiores igrejas de madeira com duas torres da América Latina

 


Localizada na comunidade de Linha Ipê Popi, em Itapiranga (SC), há uma construção imponente, inteiramente feita de madeira, que representa um importante marco histórico para a comunidade local.A Igreja São Rafael foi erguida com a participação ativa da população, que contribuiu com trabalho voluntário e materiais. Inaugurada em 18 de dezembro de 1952, se destaca por suas duas torres de madeira, sendo considerada uma das maiores igrejas de madeira com duas torres da América Latina.

Para sua construção, foram utilizadas espécies de madeira abundantes na região na época, como cabreúva, canafístula e pinus. Conforme informações publicadas no portal Patrimônio Alto Uruguai, na época, a comunidade enfrentou dificuldades para a derrubada das toras, transporte para serraria e levantamento da obra, pois as estradas eram estreitas e por isso, as carroças, que eram movidas por bois, enfrentavam dificuldades para se locomover devido ao tamanho das toras.

Observe abaixo algumas imagens da comunidade da Linha Popi, onde é possível ver a construção da estrutura da igreja. **É importante destacar que, a comunidade da Linha Ipê Popi é uma das mais antigas de Itapiranga, sendo fundada logo após a colonização (que ocorreu em 1926). 

"Pode-se observar as pilastras que são peças únicas de madeira com 11 metros de altura e seção de 30 por 30 centímetros aproximadamente. O pé direito livre na nave central também se aproxima dos 11 metros de altura. Aos fundos, aparece também a estrutura do que viria a ser o coro. Os ripamentos da estrutura tem seção aproximada de 20 por 20 centímetros", afirma a publicação do portal patrimonioaltouruguai.blogspot.com.

Nas imagens a seguir é possível observar a estrutura, que tem traços que se assemelham ao enxaimel (técnica de construção alemã, onde é feito o encaixe de madeiras sem pregos). É necessário realizar uma análise técnica detalhada para confirmar se, de fato, se trata de uma construção inteiramente em enxaimel, porém, hoje a estrutura não é visível, pois está coberta pela vedação das tábuas de madeira.

Localização e visitação

A comunidade de Linha Ipê Popi está localizada a cerca de 13 quilômetros da sede do município de Itapiranga. O acesso é feito pela BR-163; seguindo sentido São Miguel do Oeste – Itapiranga, a entrada está localizada à direita, seguida por 5 km de estrada não pavimentada, porém em boas condições, até a igreja.

Em minha visita ao local, estive apenas de passagem e, por esse motivo, não consegui registrar fotos do interior da igreja. Para quem deseja conhecer mais de perto, é possível agendar visitas pelo telefone (49) 9 9112-0331 com Liane.

De acordo com informações do portal de turismo do município, as celebrações ocorrem todos os domingos às 8h45, exceto em programações especiais. A comunidade pode contribuir espontaneamente para auxiliar nos custos de manutenção.

Galeria de Imagens

*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com

img
Jessica Edel

Com início no meio jornalístico antes mesmo de iniciar a graduação, já passei por veículos de rádio, televisão, web, inclusive com breve colaboração ao Uol.
Após ter a oportunidade de trabalhar em diferentes meios, decidi me dedicar ao que mais me cativa: o jornalismo de Turismo.
Aqui no Notas de Viagem exponho minhas experiências em diferentes destinos pelo Sul do país.