blog Créditos/Legenda: Matriz São Luiz Gonzaga em Xaxim (SC). Foto: Jessica Edel

Igrejas já visitadas pelo Notas de Viagem em 2021

Conheça belas construções religiosas já visitadas pelo blog no Sul do país

Como eu costumo viajar para cidades pelo interior do Sul, sempre encontro pelo caminho belas construções religiosas que com sua arquitetura única e a pregação da fé, reforçam a importância do turismo religioso, categoria que está em ascensão no país. A fim de valorizar essas construções únicas, selecionei imagens de algumas igrejas já visitadas pelo Notas de Viagem. Acompanhe a seguir! 

 

Igreja Católica Ucraniana do Divino Espírito Santo - General Carneiro (PR)


Localizada na localidade Marco Cinco (a 5 km do centro de General Carneiro), às margens da rodovia BR-153, a Igreja Católica Ucraniana do Divino Espírito Santo se destaca pelo seu formato arredondado com cúpula (principal símbolo da construção ucraniana) e coloração amarela, criando um contraste com a paisagem montanhosa. A igreja foi a segunda Igreja Ucraniana construída no Brasil.


Foto: Jessica Edel / Notas de Viagem
 

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) - Forquetinha (RS)


Uma igreja de coloração verde e branca e com uma arquitetura que remete às construções góticas, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Forquetinha (IECLB) começou a ser construída em 1931, foi inaugurada em 08 de janeiro de 1933. Quando estive em Forquetinha (em junho), a igreja estava passando por uma uma grande restauração do seu telhado, que era de madeira e foi trocado por ferro, devido a danos causados por cupins. O templo, salão, cemitério e câmara mortuária pertence à comunidade evangélica de Forquetinha, que possui cerca de 300 famílias associadas. A união dessas famílias garante a preservação da cultura e de uma construção histórica que marcou inúmeras gerações desde a sua fundação. Leia a matéria completa sobre esse lugar incrível clicando aqui.


Foto: Jessica Edel / Notas de Viagem
 

Igreja Evangélica Luterana do Brasil - Forquetinha (RS)


Essa foi a primeira construção que me chamou a atenção ao chegar na cidade, a Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IELB), está localizada na comunidade Concórdia e foi construída em Forquetinha no ano de 1933. Ao lado da construção há um cemitério que hoje é ocupado pelos membros da igreja e também há uma outra parte, que se trata do antigo cemitério evangélico histórico do município, onde muitos imigrantes estão sepultados.  Ali foram enterrados membros de várias famílias pioneiras e com importante papel na construção da história de Forquetinha. Leia a matéria completa sobre esse lugar incrível clicando aqui.


Foto: Jessica Edel / Notas de Viagem
 

Igreja São Paulo - Gaurama (RS)


Localizada a cerca de 10 km da área central do município de Gaurama, com suas paredes brancas, janelas em tons de marrom e cercada pelo verde da mata nativa, a Igreja se destaca pela sua beleza simples e uma história de mais de 100 anos. Toda construída em madeira, a igreja São Paulo foi tombada no ano de 2008 como patrimônio histórico do município de Gaurama. Leia a matéria completa sobre esse lugar incrível clicando aqui.


Foto: Jessica Edel / Notas de Viagem
 

Igreja Matriz São João Berchmans - São João do Oeste (SC)


Um dos mais importantes símbolos da colonização alemã em São João do Oeste, a Igreja Matriz São João Berchmans é uma linda edificação construída toda em madeira por imigrantes alemães. O início do planejamento de construção da Igreja Matriz São João Berchmans se deu no ano de 1943 e a inauguração aconteceu em 1948. Três anos mais tarde, em 1951, foi elevada à categoria de paróquia. Leia a matéria completa sobre esse lugar incrível clicando aqui


Foto: Jessica Edel / Notas de Viagem
 

Paróquia Santa Ana - Carlos Gomes (RS)


A paróquia Santa Ana foi criada dia 02 de fevereiro de 1925 no município de Carlos Gomes no Rio Grande do Sul. Na época,fazia parte da diocese de Santa Maria. No ano de 1951 foi criada a diocese de Passo Fundo e 20 anos depois, em 1971, foi criada a diocese de Erechim, à qual passou a pertencer. A atual igreja matriz foi inaugurada no dia 06 de dezembro de 1970. De acordo com informações divulgadas na página oficial da paróquia, construída em arquitetura gótica, esta igreja não tem pintura externa, é toda revestida de cerâmica de gressit e pastilhas. A Paróquia Santa Ana tem 20 metros de largura e 40 metros de comprimento.


Foto: Jessica Edel / Notas de Viagem
 

Capela São Pedro e Paulo - Itaiópolis (SC)


A cerca de 35 km da área central do município de Itaiópolis, especificamente na localidade de Moema, está localizada uma igreja com um formato não conhecido no oeste catarinense (região onde resido). Sendo considerada um marco da imigração ucraniana no Brasil, a capela São Pedro e Paulo foi construída em 1914 por imigrantes ucranianos. A construção edificada em madeira, possui a planta em forma de cruz, com uma torre central octogonal, coroada pela cúpula. A construção histórica, faz parte de Roteiros Nacionais da Imigração, sendo tombada desde 2007 em nível federal. Leia a matéria completa sobre esse lugar incrível clicando aqui


Foto: Jessica Edel / Notas de Viagem
 

Igreja Sagrada Família - Itaiópolis (SC) 


No ano de 1895 chegaram da Ucrânia, cerca de 5.500 famílias, destas, cerca de 200 se estabeleceram na região de Iracema, distrito da Colônia Lucena. Neste mesmo ano, os moradores construíram uma pequena igreja dedicada a Santo Antônio, hoje sendo dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Porém, com o aumento de pessoas e famílias na região, a primeira igreja construída por imigrantes ucranianos ficou pequena para acomodar todas as pessoas. No ano de 1898, foi construída em Iracema uma igreja dedicada a São José. Em 1903, na localidade de Iracema, a cerca de 22 km de distância da área central do município, foi oficialmente criada a Paróquia da Sagrada Família. Pertencente ao Rito Bizantino Ucraniano Católico, teve como seu primeiro pároco, o missionário Basiliano Padre Clemente Bzuchowskei. Entre 1907-1910 foi construída outra grande igreja em madeira. Alguns anos adiante, em 1922, foi edificado um campanário e um mosteiro. Leia a matéria completa sobre esse lugar incrível clicando aqui


Foto: Jessica Edel / Notas de Viagem
 

Matriz São Luiz Gonzaga - Xaxim (SC)


Uma construção majestosa, com arquitetura gótica, a Paróquia São Luiz Gonzaga está localizada em Xaxim (SC). Foi inaugurada em 21 de novembro de 1940, e em 2021, completou 81 anos desde a sua fundação.  Hoje, a paróquia compreende os municípios de Xaxim, Lajeado Grande, Marema e Entre Rios.


Foto: Jessica Edel / Notas de Viagem


Essas são apenas algumas das belas construções religiosas encontradas ao longo das andanças do Notas de Viagem. Conforme eu for conhecendo novos lugares, irei atualizando essa matéria. Te convido a curtir a página do Notas de viagem no Facebook (clique aqui) e seguir o perfil no Instagram (clique aqui), eu posto diariamente fotos de lugares incríveis registradas durantes os passeios por aí.

*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com

img
Jessica Edel

Com início no meio jornalístico antes mesmo de iniciar a graduação, já passei por veículos de rádio, televisão, web, inclusive com breve colaboração ao Uol.
Após ter a oportunidade de trabalhar em diferentes meios, decidi me dedicar ao que mais me cativa: o jornalismo de Turismo.
Aqui no Notas de Viagem exponho de uma forma literária minhas experiências em diferentes destinos pelo Sul do país.