blog legenda

Conheça o maior museu entomológico da América Latina


Localizado em Seara (SC) o Museu Entomológico Fritz Plaumann conta com mais de 17 mil espécies

Com origem no idioma grego antigo, a palavra entomologia significa inseto. No dia a dia, não é comum escutarmos o termo, por conta disso, acho importante explicar de forma objetiva o significado dessa palavra tão importante no destino que vou retratar hoje: se trata do estudo de insetos. 

Em Seara, município com cerca de 17.610 habitantes (IBGE 2021), localizado no Oeste de Santa Catarina, a entomologia se tornou o principal atrativo turístico do município. Com um vasto acervo de diferentes espécies coletadas por um só homem e que hoje fazem parte de um museu que recebe visitantes de diferentes partes do país, o museu Entomológico Fritz Plaumann é o maior museu da categoria entomológica de um único colecionador na América Latina. Localizado no interior de Seara, encanta seus visitantes com a vasta coleção de insetos das mais variadas espécies, que varia entre borboletas, besouros, moscas e outros insetos.

Esse título não existiria se o responsável pelo acervo não fosse um apaixonado por entomologia. Por isso, é de suma importância conhecermos um pouco sobre o idealizador deste grande projeto: Fritz Plaumman.

Quem foi Fritz

Natural da Alemanha, Fritz viveu o caos da guerra no país europeu e veio para o Brasil em 1924 com seus pais, a viagem de navio durou um mês. Fritz era filho único, e na época tinha 22 anos. Nova Teutônia (que significa Nova Alemanha) parecia o destino perfeito para recomeçar. O lugar selvagem se tornou o novo lar da família.

Em 1925 Fritz Plaumann começou a fazer previsões sobre a meteorologia, com métodos alemães, a temperatura e a umidade de Nova Teutônia foram registradas diariamente por mais de 65 anos em um caderno. Com equipamentos trazidos da Alemanha, se tornou fotógrafo oficial da região, onde com sua câmera, registrava os costumes da época. Fritz também foi professor da escola local onde ensinou português e alemão.

A partir de 1951 o entomologista começou a se dedicar em tempo integral à pesquisa e a coleta de insetos na região. Por precisar de materiais importados para dar continuidade aos estudos das espécies, começou a se relacionar com pesquisadores do mundo inteiro. Em troca de espécies enviadas ao exterior, recebia os materiais para preservação dos insetos e livros que foram de extrema importância na descoberta de novas espécies. O pesquisador era autodidata, não frequentou a faculdade, e todo o conhecimento veio através de livros e pesquisas.

Em 1970, o governo brasileiro proibiu o pesquisador de fazer coletas, alegando que Fritz estava prejudicando a natureza e atuando como comerciante de borboletas. Foram momentos turbulentos na vida do pesquisador. Com o apoio de universidades brasileiras, ele pôde voltar a pesquisar.


Museu Fritz Plaumann

 

Em 1982 Fritz Plaumann vendeu a coleção entomológica ao município de Seara, e a partir de então, a prefeitura, juntamente com o governo da Alemanha (e outras entidades) construíram o museu.

No ano de 1988 aconteceu a inauguração do Museu Fritz Plaumann em Nova Teutônia. Foram 70 anos de dedicação à coleta e a pesquisa de insetos. Com 80 mil exemplares, 17 mil espécies, e 1500 novas descobertas, o museu se tornou referência, sendo o maior da América Latina.

No final da década de 80, Fritz vendeu o museu com a coleção para a prefeitura de Seara, município sede onde fica o distrito de Nova Teutônia. Em 2007 foi assinado o decreto de Lei nº 1451 que determinou que a borboleta fêmea Morpho Anaxibia (Nymphalidae) se tornaria símbolo do município de Seara.

Fritz faleceu em 22 de setembro de 1994 aos 92 anos de idade. A casa onde viveu até a sua morte está localizada próximo ao museu e atualmente é propriedade da prefeitura de Seara. A casa ainda não está aberta para a visitação, mas em breve o público poderá conhecer um pouco mais sobre a história deste cientista que transformou a vida da pequena cidade do oeste, que hoje é conhecida nacionalmente como a terra das borboletas.


Que tal conhecer o museu?

É cobrado o valor de R$5,00 para adultos e R$3,00 para crianças de 04 a 12 anos. 
O Museu Entomológico Fritz Plaumann fica localizado em Seara – Santa Catarina, o acesso é pela rodovia SC-283.
O horário de funcionamento é segunda a sexta-feira das 8h00 às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados das 9h às 16h.
Para mais informações: 49 3452-3761

Galeria de Imagens

*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com

img
Jessica Edel

Com início no meio jornalístico antes mesmo de iniciar a graduação, já passei por veículos de rádio, televisão, web, inclusive com breve colaboração ao Uol.
Após ter a oportunidade de trabalhar em diferentes meios, decidi me dedicar ao que mais me cativa: o jornalismo de Turismo.
Aqui no Notas de Viagem exponho minhas experiências em diferentes destinos pelo Sul do país.