blog Créditos/Legenda:

Conheça o maior cactário da América Latina

Localizado em Imigrante (RS) o Cactário Horst é o destino perfeito para os apaixonados por cactos e suculentas

 

 

 

Em uma viagem de mais de seis horas, fui à Imigrante por um motivo principal: conhecer o maior cactário da América Latina e poder mostrar mais um lugar incrível aqui no blog.  Uma coisa eu posso afirmar com toda a certeza: valeu super a pena. Não somente pelo cactário, mas por todas as experiências vividas na pequena cidade com pouco mais de 3 mil habitantes (IBGE 2021). 

Localizada em Imigrante, no Rio Grande do Sul, a empresa Horst Comércio de Cactos LTDA teve início na década de 60, em um período onde as pessoas não tinham o hábito de adquirir plantas exóticas, muito menos colecioná-las. Isso porque naquela década, as samambaias estavam no auge do paisagismo. Os jardins assumiram formas mais livres e irregulares, tendo suas paisagens compostas, principalmente por samambaias, plantas que conquistaram adeptos por seu aspecto leve e repousante. 


O cactário é um paraiso para os amantes das suculentas. Foto: Jessica Edel
 

Com o início dos anos 2000, surgiram os apaixonados por plantas tropicais, valorizando espécies nativas do Brasil. E foi em 2010 que as suculentas chegaram para ficar. Com origens na África, as suculentas são plantas com raízes, talos ou folhas engrossadas. Essas características permitem que a planta armazene água por um longo período de tempo e em uma quantidade maior do que as plantas normais costumam armazenar. É por conta disso que são fáceis de cuidar, se adaptando aos diferentes climas. Hoje, existem quase 10 mil espécies catalogadas pelo mundo. 

No cactário é possível encontrar mais de 1000 espécies de cactos e suculentas, em um ambiente com aproximadamente 11 mil m² que recebe anualmente, cerca de 20 mil visitantes, que chegam de diferentes partes do Brasil e América Latina, para conhecer um pouco mais do espaço e adquirir espécies para agregar à suas coleções.

Nos climas mais quentes, por ser uma estufa (o que é óbvio) o ambiente lá dentro é quente. Mas o local é bem estruturado, e oferece loja climatizada com mostruário de arranjos, espaço kids, sanitários, Wi-fi e uma copa com cafés e outras bebidas.

As abelhas também são visitantes assíduas do local e agregam beleza ao cenário. Foto: Jessica Edel
 

Até mesmo quem não têm muito apreço por suculentas, se encanta pelo espaço cercado por plantas de diferentes espécies e tamanhos. Volto pra casa com a sensação maravilhosa de conhecer um novo lugar, que encanta, não somente pela sua individualidade, mas também pela receptividade de seus colaboradores, em especial pela Alessandra, que desde o início foi muito gentil, fazendo questão de auxiliar. 

Eu sempre digo e repito: é importante valorizarmos o que temos perto de nós, lugares únicos e de grande importância para o desenvolvimento do turismo doméstico. Assim é o cactário Horst e a cidade de Imigrante. Em breve trarei mais matérias sobre os atrativos deste lugar que me conquistou. Até breve! 

Informações adicionais: 

O Cactário Horst está localizado na Rua Guilherme Ernesto Lageman, n° 443 no Centro de Imigrante (RS)
Telefone: (51) 98306-8282
Site: cactariohorst.com.br

Galeria de Imagens

*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com

img
Jessica Edel

Com início no meio jornalístico antes mesmo de iniciar a graduação, já passei por veículos de rádio, televisão, web, inclusive com breve colaboração ao Uol.
Após ter a oportunidade de trabalhar em diferentes meios, decidi me dedicar ao que mais me cativa: o jornalismo de Turismo.
Aqui no Notas de Viagem exponho de uma forma literária minhas experiências em diferentes destinos pelo Sul do país.