blog

Um cenário digno do Pinterest: Conheça a Fazenda Castelo, em São Domingos (SC)


Antigo casarão é o cenário perfeito para aqueles que amam construções rústicas na área rural

 

 

Bem no interior de São Domingos, na Vila Milani, há um lindíssimo casarão de madeira, que, com sua imponente construção, torna o lugar, tão bonito por natureza, ainda mais encantador. O dia que decidi conhecer o destino abordado na matéria de hoje, foi um dia ensolarado, com céu azul e muita luz natural para belas fotografias. Uma combinação perfeita para o cenário escolhido: A Fazenda Castelo. 

A propriedade está localizada no interior de São Domingos, no Oeste Catarinense. O acesso é distante cerca de 14 km da SC-480, por estrada de terra. 


O casarão

Ao ver as imagens do local através da página no Instagram, eu imaginei diferentes cenários no estilo cottagecore, fotos no campo com os animais e a bela paisagem. O casarão da Fazenda Castelo foi construído na década de 40, é uma construção de madeira, com arquitetura única na região, com direito até a passagem secreta. 

Na propriedade localizada em meio à mata nativa, você encontra, além da bela construção; animais, ambiente natural e rústico. Veja abaixo o registro com o mascote do blog, o Lucky. Ele se divertiu horrores correndo pela propriedade, e até no balanço andou (veja mais no Instagram @notas_de_viagem). 

Entre as espécies de animais que você encontra por ali, há um simpático jabuti com mais de 20 anos, pavão, coelhos, galinhas, ovelhas e cavalos. 

Na Fazenda Castelo você revive experiências marcantes da sua infância como; descer o morro com carrinho de rolimã, jogar dominó com peças gigantes e pode assar marshmallows ao estilo americano, na fogueira. 



Para você que não recusa uma comida típica, na Fazenda, é servido mensalmente Café colonial típico italiano, com uma variedade de comidas da gastronomia italiana, que lembram a casa da nona (clique aqui e confira o calendário). 

Não posso esquecer que há balanços para você, que gosta de reviver os bons momentos da infância e não recusa tirar fotos "instagramáveis".  

 

Café Colonial 

Com o objetivo de resgatar as memórias na casa da nona, ali você consegue provar café colonial produzido com produtos frescos da região. 

O valor do café colonial é de R$ 64,00 para adulto e crianças de seis à 12 anos pagam meia entrada. 

Os cafés são realizados uma vez por mês, geralmente no quarto domingo de cada mês (para grupos abertos). O café é servido para grupos de, no mínimo, 15 pagantes além, de servir também para grupos fechados, quando necessário. Observe (acima e abaixo) algumas imagens cedidas pela dona Inez, proprietária da fazenda

 

Visitação

Você se apaixonou pelo lugar e quer conhecê-lo? Saiba que a visitação é liberada para grupos de, no mínimo, 10 pagantes. 

        Ver essa foto no Instagram                      

Uma publicação compartilhada por Fazenda Castelo (@fazenda_castelo)

 

Agendamento 

Reservas devem ser feitas pelo Instagram @fazenda_castelo;

Pagamento deve ser realizado via Pix;

O local também é cenário para lindíssimos ensaios fotográficos (entre em contato através do Instagram para mais informações referente a valores). Observe abaixo um dos tantos ensaios já realizados na propriedade:

        Ver essa foto no Instagram                      

Uma publicação compartilhada por N A J A E V E N T O S (@najaeventos)

 

Localização 

Dica importante: Não siga o mapa disponível no Waze, ele vai te enviar para o Parque das Araucárias, a cerca de 5 km longe da fazenda. Abaixo irei colocar o endereço direto do local, disponível no Google Maps. 

ATENÇÃO: Vá com cautela, há locais com muitas pedras e buracos por conta das chuvas e também, porque será construído o asfalto para facilitar a trafegabilidade pela região. Importante ressaltar que serão instaladas placas para uma melhor sinalização do local. Em caso de dúvidas, peça informações para os moradores para se localizar pela área rural. Foram todos muito solícitos e atenciosos ao me orientar. 

Galeria de Imagens

*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com

img
Jessica Edel

Com início no meio jornalístico antes mesmo de iniciar a graduação, já passei por veículos de rádio, televisão, web, inclusive com breve colaboração ao Uol.
Após ter a oportunidade de trabalhar em diferentes meios, decidi me dedicar ao que mais me cativa: o jornalismo de Turismo.
Aqui no Notas de Viagem exponho minhas experiências em diferentes destinos pelo Sul do país.