Era tarde de sexta-feira, e começou a reflexão de como seria o final de semana. Confesso que ficar trancada em um apartamento não seria uma alternativa, então, comecei a pesquisar sobre lugares interessantes para conhecer nos arredores de Chapecó – SC, cidade onde resido atualmente.
A ideia era sair por aí e testar novos métodos de fotografar. Quilombo me pareceu uma ideia interessante, tendo em vista que em um trabalho anterior, eu já havia pesquisado e escrito a respeito dos atrativos locais.
Eu não queria ir muito longe, gostaria de ir a um local bonito, tranquilo e em meio a natureza, onde não haveria a presença de outras pessoas. O município de Quilombo, com pouco mais de 9 mil habitantes (IBGE 2020), tem o que eu estava procurando: o salto saudades. E o melhor? fica a cerca de 70 km de Chapecó, o que tornaria a viagem tranquila e rápida.
Salto Saudades
O atrativo natural é composto por pelo menos sete quedas d’água, formadas pelo rio Chapecó ao longo dos anos. O local que até pouco tempo era selvagem e com acesso dificultado, hoje conta com uma passarela sobre o rio, que além de disponibilizar um cenário para belas fotos, permite sentir as gotas da água gelada em meio a um vapor úmido. Ainda não está com a infraestrutura finalizada, pois além da passarela, serão construídos banheiros e estacionamento para que os visitantes tenham à disposição um local organizado e que possa atender a demanda de turistas que chegam até ali.
Acredito que por ser a primeira vez que estava indo ao local, a sensação era de que nunca chegaria, embora boa parte do trajeto seja de asfalto, por cerca de 14 km o trecho é em estrada de chão. A estrada está em boas condições, tendo somente em alguns pontos específicos algumas pedras expostas e um espaço estreito. O bom é que por ser no meio rural, é possível se deslumbrar com as paisagens interioranas.
Para mais informações acesse o Portal de turismo da Prefeitura de Quilombo ou entre em contato através dos canais:
Telefone: 49 3346-3242
E-mail: turismo@quilombo.sc.gov.br
Galeria de Imagens
*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com