blog

Museu Andreas Thaler retrata a história da colonização em Treze Tílias (SC)

Local permite ao turista uma viagem no tempo pela história do Tirol Catarinense

 

 

 

Quando for visitar Treze Tílias, município localizado no oeste de Santa Catarina, é essencial conhecer a história do seu povo. O Museu Andreas Thaler é parada obrigatória e precisa estar no seu roteiro de visitação.  

O “castelinho” como é conhecido, está localizado no centro da cidade e possui grande imponência perante as demais edificações pela sua cor em tom terroso e também pela sua arquitetura que se mantém intacta há mais de 80 anos.

Construído em 1936, o museu que hoje é uma das principais referências de Treze Tílias, foi residência da família Thaler, e foi arquitetado por imigrantes austríacos que chegaram ao Brasil juntamente com o ex-ministro da agricultura, Andreas Thaler (por isso o nome).



Com quatro andares e diversos cômodos, no museu está toda a mobília original planejada pela família Thaler, e demais doações feitas pela comunidade. O museu possui em seu acervo, objetos das décadas de 30 e 40, entre pinturas, a escrivaninha de Andreas, o livro de poemas de Wilhelm Weber intitulado Die Dreizehnlinden (“As treze tílias”), muitos documentos, e um grande acervo fotográfico.



Com panelas de ferro, madeira de lei e aquecimento à água, a cozinha foi planejada e feita sob medida pela família Thaler.



A casa se tornou museu em 2011, após o falecimento do filho de Andreas, o qual ainda residia na casa. Após o ocorrido, os sobrinhos se reuniram e decidiram doar a construção para a prefeitura como museu.


Os quatro pavimentos são distribuídos da seguinte maneira:
– Porão: Onde se encontram ferramentas da época utilizadas no plantio e desenvolvimento da região.
– Térreo: Onde está localizada a recepção, escritório, cozinha, e o grande destaque, o Livro de Poesias que deu origem ao nome do município.
– Nos pavimentos superiores ficam os quartos com móveis da época e ainda, muitas fotografias dos antigos moradores e familiares.
– O último pavimento ainda não está aberto para a visitação, por medidas de segurança, e, segundo informações da Guia, após ser feita a instalação de um corrimão, será liberada a entrada de visitantes.



A visita é rápida e em poucos minutos é possível passar por todos os cômodos da casa e conhecer a história da cidade de Treze Tílias. E para quem gosta de antiguidades e de história, a vontade é morar por ali.


A visita é guiada e com entrada gratuita. Caso o visitante queira doar algum valor é possível deixar na entrada com a Brigite (responsável pelo museu).



Com um cenário para belas fotografias, o interior do museu é cheio de fotos e peças antigas que contam muito da história da cidade de Treze Tílias.



Mais informações:
Endereço: R. Dr. Brasílio C de Oliveira, Treze Tílias – SC
Telefone: (49) 3537-0176

Horário de funcionamento (de acordo com informações divulgadas no Google):
Segunda à sexta-feira das 13h às 19h
Sábado: 13h às 19h
Domingo: 10h às 12h
Feriados: Fechado

Site da prefeitura de Treze Tílias: https://www.trezetilias.com.br/

Clique nas imagens da galeria abaixo e conheça uma pequena amostra do acervo localizado no museu:

Galeria de Imagens

*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com

img
Jessica Edel

Com início no meio jornalístico antes mesmo de iniciar a graduação, já passei por veículos de rádio, televisão, web, inclusive com breve colaboração ao Uol.
Após ter a oportunidade de trabalhar em diferentes meios, decidi me dedicar ao que mais me cativa: o jornalismo de Turismo.
Aqui no Notas de Viagem exponho de uma forma literária minhas experiências em diferentes destinos pelo Sul do país.