Visite o Marco das Três Fronteiras em Itapiranga (SC)
Em meio à natureza, o local é perfeito para conhecer a geografia da região na divisa entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Argentina
Nas minhas andanças em um final de semana por Itapiranga (SC), decidi ir até o interior do município, especificamente na Linha Aparecida, em um lugar bonito e tranquilo, ao lado da Foz do Rio Peperi-guaçu.
Em um espaço localizado a cerca de 18km do centro de Itapiranga, ali, além de descansar em meio à natureza e ouvir o canto dos pássaros, também tive a oportunidade de conhecer o Marco das Três Fronteiras. Inaugurado no ano de 1902, o Marco representa a divisa entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a República Argentina.
Ver esta publicação no Instagram
O Monumento histórico está localizado na foz do Rio Peperi-guaçu. O rio delimita toda a fronteira do Estado de Santa Catarina com a República Argentina, desemboca no Rio Uruguai, no local delimita também as fronteiras entre o estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.
Se observarmos com atenção, do outro lado do rio, no meio da mata, em terras argentinas, é possível localizador outro Marco das Três Fronteiras. Até tentei ver se enxergava um marco no lado do Rio grande Do Sul, porém, sem sucesso.
Ver esta publicação no Instagram
Em ambos os lados da fronteira, existem grandes áreas de preservação; no lado argentino, mata atlântica sub tropical. Na margem gaúcha do Rio Uruguai, está o Parque estadual do Turvo. O principal atrativo turístico do parque é o Salto do Yucumã, com 1800 metros de extensão, é a maior queda d’água longitudinal do mundo (esse, com certeza, é um assunto para outra matéria).
Área de lazer em contato com a natureza
Antes do acesso ao Marco, há um espaço de camping, bem estruturado, com churrasqueiras, mesas e bancos. O local é tranquilo, porém, desrespeitando as regras do ambiente, algumas pessoas colocam som automotivo no local (não seja esse tipo de pessoa, você não é dono do local e deve respeitar as outras pessoas presentes no espaço). Além do espaço para alimentação, o local também têm estrutura com água potável e banheiros públicos.
Quando fui, apesar das fortes chuvas que atingiram o município dias antes, o Rio Peperi-guaçu estava raso, com águas calmas, então aproveitei para me refrescar um pouco do calor escaldante. É uma boa opção para se divertir e se refrescar no verão. Leve sua família e/ou amigos e aproveite, não há custo e o acesso é gratuito!
Localização
Conheça em Itapiranga
Stoffel Turismo Rural (clique aqui e saiba mais)
Centro Histórico Germânico (Clique aqui e saiba mais)
Galeria de Imagens
*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com