Uma viagem no tempo: conheça a pousada no Villaggio Famiglia Rossoni, em Xaxim
Novidade agrega história e cultura no espaço mais italiano do Oeste catarinense
Hoje vou falar sobre um dos meus lugares preferidos no Oeste catarinense: O Villaggio Famiglia Rossoni, mas, além disso, uma novidade que chega ao local.
O espaço, localizado na Linha Pilão de Pedra, em Xaxim, conquistou, não somente o meu coração, mas de ínúmeros visitantes, de diferentes partes do Brasil, que vão até ali, para vivenciar a cultura italiana, seja visitando o museu com seu vasto acervo de itens históricos, mas também, pelas deliciosas refeições, servidas em almoços, jantares ou café colonial. Clique aqui, e confira o conteúdo que já produzi sobre o espaço.
O local, transformado por Leandro Rossoni, juntamente com seus familiares, agora conta com uma novidade: uma pousada, em um casarão construído em 1945, o qual tive o privilégio de conhecer e me hospedar. Experiência essa que me transportou para outra época, na qual eu nem 'sonhava' em existir.
Essa experiência, fez parte da surpresa para meu companheiro, Gustavo, o autor da imagem que ilustra esta resportagem, o qual estava de aniversário e viveu uma experiência de conexão com a cultura de seus antepassados.
Sobre o novo espaço
A pousada, que será inaugurada oficialmente no dia 5 de abril, pertenceu à família Petroli, a qual era vizinha dos Rossoni, localizada a uma distância de aproximadamente mil metros do local onde se encontra atualmente.
A residência foi transportada em caminhão (em duas partes) no ano de 2023. Leandro conta que a casa já havia sido vendida e seria desmanchada.
Aos "48 do segundo tempo", ele conseguiu reverter a situação para seguir na restauração e transformar no espaço que conhecemos hoje.
Na colagem abaixo é possível observar a casa antes da reforma.
O casarão abriga oito quartos, todos decorados com singularidade e com cores diferentes. Há uma sala de estar, três banheiros e uma cantina, onde também há espaço para eventos. A decoração é feita com objetos antigos, desde camas, guarda-roupas, cômodas, oratório até o fogão a lenha.
"O objetivo do espaço é proporcionar uma experiência única na pousada em uma casa ambientada da década 1940 (ano 1945). Também cantina para eventos em grupos fechados, com capacidade para 65 participantes", afirma Leandro.
Por ser uma casa grande, Leandro ainda estuda as possibilidades de hospedagem. Com o vasto espaço, acredito que seja um desperdício alugar apenas para casais. Em conversa, ele informou que, a princípio, a ideia é abrigar grupos que queiram viver uma experiência diferente e que serão acomodados confortavelmente no espaço.
Optei por adicionar uma imagem, de um dos quartos para que você, caro leitor(a), tenha uma breve noção de como está o espaço. Cada quarto está equipado com ar-condicionado. Ao fim da reportagem, na galeria, você encontrará mais fotos, onde poderá observar mais detalhes do local.
Jantar e café da manhã
Os hóspedes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência completa na casa da nonna. Por que falo isso? Ali também há a opção de jantar e café da manhã, com aqueles ingredientes "obrigatórios" na cozinha italiana, principalmente na região sul do Brasil. Os visitantes podem escolher uma refeição com diferentes opções, entre polenta brustolada, salame, fortaia, lasanha, tortéi, etc.
Abaixo compartilho uma imagem do café da manhã.
É importante viver essa experiência
Eu sempre destaco a importância de valorizarmos a cultura e a história da nossa região. O espaço Villaggio possibilita isso e, na minha opinião, se tornou uma referência quando falamos sobre a cultura italiana no Oeste catarinense. Surpreendo-me com o cuidado e os detalhes de cada ambiente: no alimento oferecido, na disposição das peças no museu. Tudo isso é fruto do sonho de Leandro Rossoni que, juntamente com o apoio e a união de sua família, construiu algo grandioso, o que também contribui para dar mais visibilidade ao turismo no Oeste catarinense, atraindo a atenção de visitantes de diferentes regiões.
"Estou muito feliz e realizado até o momento, pois o sonho tornou-se realidade e recebemos atualmente 600 pessoas por mês de diferentes cidades e estados do Brasil, inclusive estrangeiros que vem visitar familiares no Brasil. Completamos 2 anos de operação com a casa 1954 (cultural, memórias afetivas e gastronomia) e agora iremos iniciar com a experiência de pousada", destaca Leandro.
Localização
Se gostou do conteúdo, siga o Blog Notas de Viagem no Instagram: @Notas_de_viagem (clique aqui).
Esse projeto, criado em 2019, é jornalístico e sem fins comerciais, com o único objetivo de informar e compartilhar as belezas da nossa região.
Galeria de Imagens
*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com