blog Foto: Jessica Edel

Villaggio Famiglia Rossoni: uma imersão pela cultura italiana no Oeste de Santa Catarina


Empreendimento familiar localizado no interior de Xaxim conquista visitantes de todas as faixas etárias

 

Sabe aquela receptividade que só a família te proporciona? 

Essa é a sensação que senti ao estar no Villaggio Famiglia Rossoni, um empreendimento familiar localizado na Linha Pilão De Pedra, no interior de Xaxim a oeste de Santa Catarina. Inaugurado em fevereiro de 2023, o espaço resgata e preserva a cultura italiana, com sua arquitetura, história e comidas típicas. 

Aquela casa de quase 70 anos, localizada em meio aos vales no interior de Xaxim, me conquistou a primeira vista. Ao conhecer o local e seus idealizadores, pude ter a certeza que o local vai além do que eu imaginava. Seja pela sua imponente arquitetura, pela história, comida ou pela receptividade da família Rossoni. 

Nome do local

 

Por ser um espaço que resgata e mantém a cultura italiana, é importante você saber o que significa o nome Villaggio Famiglia Rossoni

Villaggio = muitas casas (local conta com duas atualmente)

Famiglia = familia

Rossoni = sobrenome da família, sugestão dada pelo Conselheiro do Consulado Italiano ( PR/SC), que sugeriu a inclusão por ser um sobrenome de garra (forte). 

Uma bela casa amarela 

Uma construção que se destaca em meio à área verde, a edificação de 1954 tem muita história. Ah, se aquelas paredes falassem... Contariam muitas histórias sobre tudo o que aconteceu naquela casa até os dias atuais. 

De acordo com Leandro Rossoni, idealizador do projeto, a casa estava próxima, em uma propriedade vizinha. Ao descobrir que a propriedade estava a venda, a família não perdeu tempo, comprou e restaurou, dando início ao sonho do Villaggio.

O processo de restauração levou cerca de um ano e meio. Detalhista e perfeccionista, Leandro pensou em todos os detalhes, desde a tinta, que segue o mesmo padrão de cor da época, às paredes e detalhes da decoração, mantendo as características da época em que a casa foi construída. 

A construção singular tem seis quartos, dois no primeiro piso e quatro no sobrado. Também conta com amplo espaço na cantina, que fica no porão (na sequência vou falar a respeito). 

Para chegar até ali, a casa foi transportada de caminhão até a propriedade. Durante o almoço e janta, os visitantes podem assistir ao vídeo que mostra como foi esse processo de transporte até o terreno onde se encontra atualmente. 


Construção conquista com sua arquitetura distinta. Foto: Jessica Edel

Museu 

Ao entrar pelas portas do primeiro andar, o visitante imerge em um ambiente rústico, familiar, o qual lhe dá a sensação de viajar para outra época, remetendo aos tempos da colonização italiana.

Todos os cômodos possuem móveis e objetos antigos, garimpados pela região sul e outros, doados por membros da comunidade. Entre os destaques, você encontra uma cama italiana de 1898 (fabricada em Piemonte), colchões de palha e móveis fabricados com madeira de lei. Inclusive, também há peças que remetem à época da Segunda Guerra Mundial.  

Não vou listar cada item, a ideia é você ir até o local conhecer e vivenciar a experiência em meio a peças que lembram a casa da nonna, um espaço acolhedor que desperta memórias afetivas. 


No ambiente, não é difícil imaginar os bons momentos vividos ali. Foto: Jessica Edel 

Entre as peças que chamam a atenção no museu, não posso deixar de abordar uma telha, com um significado pra lá de especial. A telha goiva (responsável por fazer a cobertura dos encontros de águas do telhado) possui a assinatura - escrita com prego - da pessoa que construiu a casa lá em 1954, Hélio João Dalberto (já falecido). Conforme Leandro, a telha que estava na parte da cozinha, foi localizada a beira da janela no sótão e, para sua preservação, foi retirada e hoje fica exposta no museu.  


É mais que uma telha, é um pedaço da história. Foto: Jessica Edel

Ainda de acordo com ele, a família ainda mantém contato com um dos filhos de Hélio, que mora em Xaxim. O filho afirmou lembrar que seu pai falava para família na época, que iria na Linha Pilão De Pedra construir a casa. 

 

Comida tipica italiana 

 

Na cantina, você vai viver uma experiência gastronômica, degustando de variadas receitas da cozinha italiana.

Para entrada, é oferecida sopa de agnoline. Não demorou muito e o Jipão*, localizado em meio a cantina, estava repleto de comidas, com tipos variados que vão desde o prato tipico: a polenta, fortalha, queijo frito, massas, lasanha, tortéi, etc. Com uma variedade que agrada aos olhos e ao estômago, a comida tem gostinho de comida da nonna, bem temperada e suculenta.  

De sobremesa, não poderia faltar sagu e pudim, deliciosos. Nem precisa de muito, a variedade de alimentos no almoço faz você encher o prato sem dor na consciência, não exige esforço em deixar a dieta de lado, pois você precisa provar um pouco de tudo.

Não posso deixar de citar que, após o almoço, as crianças têm a experiência de assar marshmallows no Jipão* da cantina. 

Além da alimentação, na cantina também há uma variedade de bebidas, inclusive com vinho colonial, suco de uva (adoçado naturalmente), produzidos na propriedade. Também há licor, cachaça, além de cervejas, refrigerantes e outros rótulos de vinhos. Inclusive, enquanto você espera pela comida, pode degustar entre licor, cachaça e vinho. 

*Jipão significa um fogão grande feito de pedras ou feito de tijolo macisso no qual tem o objetivo de manter por muito mais tempo a temperatura. No local o fogão é feito de pedra. 


Confesse: ficou com fome só de olhar as imagens. Fotos: Jessica Edel

 

Ambiente tranquilo 

O local dispõe ainda de: 

  • Balanços;
  • Cama elástica para as crianças;
  • Passeio a cavalo;
  • Passeio de charrete.

O local é bonito, tranquilo, em meio à natureza, localizado em um lugar privilegiado. Não é à toa que o espaço vem se destacando e chamando a atenção da comunidade, até de outros estados. Em breve, um casal de São Paulo vai realizar a cerimônia de casamento no Villaggio Famiglia Rossoni.

Inclusive, é possível reservar o local para realização de eventos, seja para festa de aniversário, casamento ou eventos corporativos. 


Propriedade conta com dois balanços para as crianças e aqueles que gostam que reviver boas memórias da infância 

Vem por aí...

A família está investindo ainda mais na infraestrutura. Além de capela e lago, entre os planos, também está a construção de uma pousada.

Assim que chegar na propriedade, você verá uma casa de madeira antiga. A casa construída em 1945, que está em processo de restauração, terá sete (07) quartos e será exclusivamente para pousada, com infraestrutura e um amplo espaço para os hóspedes aproveitarem bons momentos na propriedade. 


Tenho um carinho especial por essa fotografia, transmite a paz do local. Foto: Jessica Edel

Agradecimento

Aqui deixo meu agradecimento especial ao Leandro e a toda a família Rossoni, que, com toda a sua cordialidade, fizeram com que eu me sentisse em casa.

Desde o primeiro contato através do WhatsApp, fui muito bem tratada, com gentileza, atenção e disposição para tirar todas as minhas dúvidas.

Por que valorizo tanto isso? Nesses anos de trabalho com o blog, com jornalismo de turismo, vivenciei momentos em que nem sempre houve gentileza ou reconhecimento do meu trabalho. Por isso valorizo a educação e a cordialidade.  

Posso afirmar, na minha opinião, que esse é o maior diferencial desse empreendimento familiar. O lugar é lindo, tem história, comida deliciosa e o atendimento excelente. Não precisa de mais nada!

Informações úteis

É importante acompanhar o calendário publicado nas redes sociais do Villaggio, lá são divulgadas informações com datas de jantares e almoços servidos ao longo do mês.

Não há cobrança de taxa para visitação, pois normalmente os visitantes adquirem almoço ou janta e aproveitam para conhecer o espaço. 

Para visitas durante a semana, é necessário fazer agendamento (grupos com no mínimo, 15 pessoas). 


Instagram: @Villaggio.famiglia.rossoni
Facebook: Villaggio Famiglia Rossoni
WhatsApp: 49 98832-8141 (clique no número e seja direcionado ao WhatsApp)

Localização

Galeria de Imagens

*** É expressamente proibida a reprodução de qualquer fotografia e texto aqui publicados sem a atribuição dos devidos créditos à autora. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail jessicagedel@gmail.com

img
Jessica Edel

Com início no meio jornalístico antes mesmo de iniciar a graduação, já passei por veículos de rádio, televisão, web, inclusive com breve colaboração ao Uol.
Após ter a oportunidade de trabalhar em diferentes meios, decidi me dedicar ao que mais me cativa: o jornalismo de Turismo.
Aqui no Notas de Viagem exponho minhas experiências em diferentes destinos pelo Sul do país.